segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Qual TCC fazer??

E agora???

Apesar de estar longe ainda, estou com uma baita dúvida: Qual será o tema do meu TCC??

Após revirar, pesquisar, fazer o diabo, cheguei em dois temas que até agora não consigui decidir!!

O primeiro, que já está em fase de construção, é sobre o direito homoafetivo, tema que eu venho estudando desde que entrei na universidade, este é mais técnico, mais direto, não tem muita enrolação.

O segundo é sobre a norma hipotética fundamental, esse é mais filosófico, mais viajante.

O que é norma hipotética fundamenal?

Ah claro, eu explico:

É o seguinte, um tal de Kelsen, camarada meu, um dia resolveu organizar as idéias e decidiu que as leis tem hierarquia!! Umas respeitam as outras pelo se grau de importância!! Daí ele fez uma pirâmide, no topo fica a chefona e na base ficam as menos importantes. E ele deu o nome à essa pirâmide de ORDENAMENTO JURÍDICO!! (bonito, né??)

Tá, e a tal norma hipotética fundamental, cadê???

Calma, já vamos chegar lá.

É que a norma de baixo tem como fonte geralmente uma norma de cima da pirâmide, e assim vai até chegar no topo, que no nosso caso é a Constituição Federal. Mas e a do topo??? Se baseia em quê??

Resposta: NA NORMA HIPOTÉTICA FUNDAMENTAL!!!!!

Que na verdade não é uma lei escrita, vem de costumes sociais, religiosos e padrões morais de uma dada sociedade. Ninguém sabe ao certo explicar o que ela é!!

E é aí onde está o grande desafio de fazer um TCC sobre ela!!

Vamos ver, acho que vou fazer as duas e deixar para o orientador decidir!!

Abraços!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário