terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Exploração!!!

Amor pelo trabalho??? 

Que toda empresa explora a sua mão-de-obra, não é novidade, todo mundo sabe!! E nós gostamos de ser explorados, foi para isso que nossos pais nos criaram. Para trabalhar na "Volkswagen", não foi?

Mas o que eu quero dizer aqui hoje é mais um desabafo!!

Certo dia prometi à uma colega de sala que iria tirar uma xerox para ela na minha empresa e meu professor de direito penal me perguntou: "Doutor, que crime é este?"

Eu disse: "Ora, é furto, porque estou subtraindo a folha da empresa, mas pelo princípio da bagatela, temos aí uma excludente de ilicitude!!" Muito bem, foi um exercício dinâmico muito legal, que exigiu de mim raciocínio rápido.

Até eu ouvir de outra pessoa que estava ouvindo a conversa: "Como é difícil achar pessoas com ética, além de roubar a empresa, aposto que vai por ela no "pau" quando sair!!"

Aiai... Tomando lição de moral de um empresário, só por Deus mesmo.

Bom, óbvio que eu não perdi meu precioso tempo explicando que eu não estou roubando, etc, etc.. Se prestasse um pouco mais de atenção nas aulas e menos nas conversas alheias saberia disso!!

E sim, "botei a empresa no pau", porque ela me explorou por 5 anos, negou-me direitos e me demitiu como se eu fosse um número, uma coisa descartável!! Eu e mais uns 30 pais e mães de família. E para quê??? Para pagar os bônus anuais dos diretores, os carros dos gerentes, etc.

E são essas pessoas que estão afundando a empresa, não os funcionários.

Eu pretendo ser advogado, ter meu escritório e provavelmente também vou explorar mão-de-obra, como secretária, estagiário etc, por que infelizmente isso faz parte da roda capitalista. Mas, nas minhas atribuições, me comprometo mesmo, de verdade, à trabalhar para diminuir cada vez mais essas desigualdades da nossa sociedade!!

Abraços!!




Sem comentários:

Enviar um comentário